… And the Oscars goes to…

Gostaria de começar este post com um comentário: Que Oscar foi esse?

Neste domingo (28), ocorreu a tão aguardada entrega do Oscar no Teatro Dolby em Los Angeles (EUA), a cerimônia foi apresentada pelo comediante americano Chris Rock, que fez seu discurso de abertura deixando bem claro o que achava sobre toda a polêmica envolvendo a falta de atores/atrizes negros entre os indicados. Com suas piadas irreverentes e tom de sarcasmo, Chris falou a todos que não boicotaria o Oscar como alguns o haviam pedido que fizesse.”Eu pensei em desistir. Eu pensei seriamente. Daí eu pensei: eles vão fazer o Oscar de qualquer jeito. Não vão cancelar só porque eu desisti…”

28fev2015-o-comediante-chris-rock-abre-o-oscar-2016-falando-sobre-a-falta-de-negros-indicados-aos-premios-da-academia-1456710207525_956x500
Chris Rock durante monólogo  na cerimônia do Oscar 2016 – credito Mario Azuoni/Reuters

Ainda em seu monólogo o comediante pediu mais oportunidades para os negros na indústria, e refletiu sobre o porquê dos protestos sobre a falta de negros terem acontecido somente agora. “Hollywood é racista? Sim, mas não aquele racismo a que você se acostumou. Hollywood é racista de sororidade. ‘A gente gosta de você Rhonda, mas você não é uma Kappa’. Assim é em Hollywood.”

Na hora das premiações tivemos grandes surpresas na noite, principalmente com o filme Mad Max: Fury Road que foi ganhando logo de cara 3 prêmios seguidos: Melhor Figurino, Design de Produção e Maquiagem e Cabelo. E logo depois, no decorrer da noite, levando mais 3 estatuetas, consagrando-se assim o grande vencedor da noite, com seis (6) prêmios.

mad_max_fury_road_wallpaper_1920x1080_by_sachso74-d8r49ti
Imperatriz Furiosa e Max
1359119-leonardo-dicaprio-fez-discurso-sobre-o-e-950x0-3
Leonardo DiCaprio agradecendo todos da equipe de O Regresso – Getty Images

O grande favorito das premiações anteriores O Regresso, não teve tanta força neste Oscar. O filme levou apenas 3 prêmios dos 10 em que estava indicado. Foi nesta premiação que o ator Leonardo DiCaprio foi finalmente contemplado com a sua tão esperada estatueta. Ele levou o prêmio de Melhor Ator pelo filme O Regresso. DiCaprio havia sido indicado 6 vezes a categoria principal e esta foi sua primeira vitória.

Esta cerimônia tão surpreendente contou com as performances dos indicados na categoria Melhor Canção Original, Sam Smith (Wrinting’s On The Wall – 007 Spectre), The Weekend (Earn It – 50 Tons de Cinza) e Lady Gaga (Till It Happens To You – The Hunting Ground). O vencedor da categoria foi o cantor Sam Smith, que dedicou a vitória a comunidade LGBT, mas apesar disso a performance de Lady Gaga foi o que realmente chamou a atenção e comoveu todos os que assistiam. A música escrita pela cantora, faz parte de um documentário sobre abuso sexual em grandes universidades nos Estados Unidos, Gaga chamou 50 sobreviventes de abuso para o palco na hora de sua apresentação, que foi aplaudida de pé por todos.

Sem dúvida alguma foi uma premiação que não seguiu o que se esperava. Este Academy Awards não seguiu a tendência de premiações anteriores e sem dúvida quebrou com muitas apostas mundo a fora.

Veja a lista completa dos ganhadores da noite

ROTEIRO ORIGINAL – “Spotlight: Segredos Revelados”

ROTEIRO ADAPTADO – “A Grande Aposta”

ATRIZ COADJUVANTE – Alicia Vikander, “A Garota Dinamarquesa”

FIGURINO – “Mad Max: Estrada da Fúria” – Jenny Beavan

DESIGN DE PRODUÇÃO – “Mad Max: Estrada da Fúria”

MAQUIAGEM E CABELO – “Mad Max: Estrada da Fúria” (Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin)

FOTOGRAFIA – “O Regresso” (Emmanuel Lubezki) 

MONTAGEM – “Mad Max: Estrada da Fúria” (Margaret Sixel)

EDIÇÃO DE SOM – “Mad Max: Estrada da Fúria”

MIXAGEM DE SOM – “Mad Max: Estrada da Fúria”

EFEITOS VISUAIS – “Ex Machina” 

CURTA DE ANIMAÇÃO – “Bear Story”

ANIMAÇÃO – “Divertida Mente”

ATOR COADJUVANTE – Mark Rylance, “Ponte dos Espiões” 

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM – “A Girl in the River: The Price of Forgiveness”

DOCUMENTÁRIO – “Amy”

CURTA-METRAGEM – “Stutterer” 

FILME ESTRANGEIRO – “O Filho de Saul” (Hungria)

CANÇÃO ORIGINAL – “Writing’s On The Wall”, de “007 contra Spectre” (Jimmy Napes/Sam Smith)

TRILHA SONORA ORIGINAL – “Os Oito Odiados” (Ennio Morricone)

DIREÇÃO – Alejandro G. Iñarritu, “O Regresso”

ATRIZ – Brie Larson, “O Quarto de Jack” 

ATOR – Leonardo DiCaprio, “O Regresso” 

FILME – “Spotlight – Segredos Revelados”

 

Deixe um comentário